Na abertura, o vice-governador Rômulo Gouveia destacou o papel da Emater no fortalecimento da agricultura familiar. “A Emater tem um papel estruturante e importante para a implantação de ações que estão impulsionando a economia e avançando com a inclusão social, o que tem reduzido sobremaneira a pobreza no meio rural”, afirmou.
A secretária estadual de Finanças, Aracilba Rocha, que prestigiou o encontro, disse que não era surpresa os resultados apresentados pela Emater no ano passado.“Pelos resultados alcançados em 2012, a Emater está pronta para uma grande transformação neste Estado, o que já vem fazendo silenciosamente”, afirmou, depois de ouvir a explanação do presidente da Empresa sobre as ações executadas no ano passado.
No ano passado, de acordo com o relatório de atividades, as ações da Emater com instituições parceiras, de seguridade agrícola, projetos agropecuários e comercialização atenderam a 184.056 famílias com recursos da ordem de R$ 244.343.613,77. Com o apoio da Emater, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deverá chegar a 127 municipios. Até o momento, o PAA estadual está presente em 14 municipios também assistidos pela Empasa, com a participação da Emater.
O evento teve continuidade durante a tarde, com a apresentação de todos os planos de ação estatégicos, e continua nesta quarta-feira (24), com exposição das experiências nas regiões do Território do Cariri Ocidental e no Território da Borborema. Na quinta-feira (25), terá palestra sobre Metodologia Participativa por integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O encerramento do Seminário Estratégico, previsto para as 11h30 da sexta-feira (26), terá o lançamento do livro “Descascando o Abacaxi em Número”, de autoria do engenheiro agrônomo Leôncio Villar, e a apresentação do livro “Manejo de Plantas Xerófilas no Semi-árido”, com a participação de engenheiro florestal da Emater, Itaragil Marinho.
Secom
Postar um comentário