Anderson Silva, Júnior Cigano, Leandro Guilheiro e Sarah Menezes aparece no vídeo
'Conte até 10. A raiva passa. A vida fica'. Essa é a atitude que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) propõe aos brasileiros que estiverem prestes a cometer um ato de violência contra alguém.
O lançamento da campanha contou com o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), promotor de Justiça Amadeus Lopes Ferreira, e o procurador-geral de Justiça do MPPB e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
A campanha tem o objetivo de combater mortes fazendo com que as pessoas mantenham o controle antes de cometer qualquer violência. A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça (MJ).
De acordo com levantamento do CNMP em 15 federações entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso e por motivo fútil representaram entre 25% á 80% dos crimes cometidos, dependendo do Estado. Para evitar essas mortes, a Campanha propõe contar até dez e manter o controle.
De acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que participou do lançamento da campanha, os homicídios por impulso “são crimes em que, na grande maioria das vezes, o autor se arrepende no momento seguinte ao disparo”.
“Durante esforço concentrado para a análise de milhares de inquéritos de homicídio antigos em todo o Brasil, percebeu-se que um número expressivo dos crimes investigados havia sido cometido sem premeditação, por impulso ou por motivo fútil. Boa parte deles, inclusive, tinha como autores pessoas sem histórico criminal”, disse ela.
Campanha
Quatro atletas estrelam os filmes da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de tevê do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles aderiram à iniciativa sem cobrar cachê. Entre as mensagens inseridas na ação estão 'Quem é da paz não briga', 'A raiva passa. A vida fica' e 'Sua vida vale mais que qualquer briga'.
O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game. O material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor etc.).
Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. O Ministério Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em escolas públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e mobilizar a sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados.
MaisPB
com assessoria do Minstério Público
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