Distribuição de ração animal beneficia produtores de dez municípios paraibanos.

terça-feira, 31 de julho de 20120 comentários

O Governo do Estado inicia, nesta terça-feira (31), a distribuição de 19 mil toneladas de ração animal. A ação vai acontecer em dez municípios paraibanos, beneficiando 48.110 produtores e o respectivo rebanho. O lançamento do Programa de Distribuição de Ração Animal acontece nos municípios de Monteiro e Sousa, com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Estado de Infra-estrutura, Efraim Morais e criadores.

O programa prevê a distribuição de forragem de milho ou sorgo, no valor total de R$ 5.510.000,00, com uma previsão inicial de atender, durante quatro meses, aos produtores. A princípio, a distribuição vai acontecer de duas a três vezes por semana, dependendo da demanda. Serão atendidas as cidades de Picuí, Monteiro, Santa Luzia, Patos, Serra Branca, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Itaporanga.

Terão acesso à ração animal, os proprietários que tiverem em dia com a vacina contra a aftosa. No caso do rebanho não vacinado, o produtor será encaminhado a Defesa Agropecuária, que vai tomar as providências necessárias para viabilizar a vacinação e o acesso do produtor à ração animal.

O Programa de Distribuição de Ração Animal é fruto de um convênio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Infra-estrutura Estadual, com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.

Além desse programa, estão sendo desenvolvidas outras ações pelo Comitê de Combate à Estiagem: Programa de Recuperação de Poços e o abastecimento de água através de carro pipa, em diversos municípios paraibanos.

Poços - 486 poços artesianos serão recuperados dentro do Programa de Recuperação de Poços inserido no Plano de Trabalho do Comitê de Combate à Estiagem.

Carro pipa - Dentro do Programa de Abastecimento de Água, através de carro pipa, 40 municípios já assinaram o convênio com a Secretaria e estão aptos a receber, de forma imediata, o abastecimento.

Além dessas 40 cidades, outras 17 já procuraram a Secretaria de Infra-estrutura para solicitar a inclusão na operação de abastecimento de água. Serão disponibilizados cerca de 300 carros pipa.

Paralelamente ao Programa de Distribuição de Ração Animal, o Governo do Estado (com recursos próprios), através da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, Empasa, vai iniciar o programa subsidiado de ração que vai beneficiar cerca de 5.000 produtores. Serão 10.000 toneladas de silagem de milho ou sorgo, 6.000 toneladas de torta de algodão e 5.000 toneladas de farelo de soja. Investindo um total de R$15 milhões, até o fim do ano.

O criador terá direito a 25 Kg de ração por cada animal semanalmente e até 30 animais.


Secom
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
TRADUZIDO POR: | | Mas Template
Copyright © 2011. JORNAL SÃO VICENTE-PB - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger